olhos

olhos

Monday, March 26, 2007

Aprender a ler...

Durante a primeira classe, como quase todas as crianças, fui aprendendo as letras gradualmente, uma de cada vez e formando palavras com as letras que já conhecia.

Ávida por aprender, tentava ler tudo o que encontrava e deparava-me com algumas dificuldades.

Um dia, em casa, peguei num livro que gostava muito e que se chamava "Hópi troca tudo". Tentei ler. Já conhecia todas as letras envolvidas... excepto o H. Lembro-me de ler ao contrário: li primeiro o tudo e o troca sem grandes problemas. Depois veio o Hópi. O p e o i faz pi, ó com pi faz ópi... "E agora esta letra é um agá." Como não conhecia o valor da letra resolvi aplicar o bê-à-bá que conhecia. Se bê-ó-bó então agá-ó-agó (só este pequeno passo foi uma dificuldade imensa!! - conseguir ler o agó). Depois disto só falta juntar o pi. Então agó e pi faz agópi. BOA!!!

Fui ter com a minha mãe à cozinha, feliz e orgulhosa, e disse-lhe "Olha, mamã! "Agópi troca tudo"! A minha mãe olhou e disse: "Não é Agópi, é Hópi. Hópi troca tudo."

Fiquei como burra a olhar para um palácio. Então era tão fácil... Isso já eu tinha lido há imenso tempo...

No comments: