olhos

olhos

Monday, March 19, 2007

O meu pai!

Quando viémos para Portugal o meu pai ainda ficou em Angola.

Vinha visitar-nos nas férias e eu achava que ele era o maior!! O meu pai era o melhor, estava sempre bem-disposto, nunca me batia nem se zangava e brincava muito comigo.

Eu ficava maluca quando o meu pai estava para chegar!! Vibrava com a ida ao aeroporto para o irmos buscar! Aquele aeroporto da Portela antigo, com um chão laranja com bolinhas em relevo (como a tiloleira que os meus pais, 20 anos depois, puseram no quintal da casa), com umas janelas de vidro onde se podia espreitar os recém-chegados a tirarem as suas malas dos tapetes rolantes e com muitas colunas entre as quais podia correr e esconder-me dos meus irmãos enquanto esperávamos a chegada do papá. Era um momento fantástico!

Sempre se disse que as meninas são dos pais e eu, por estar afastada dele, acho que era mais ainda! Uma vez fomos de férias a Luanda, ter com ele. Eu tinha uns 8 anos. Sempre adorei calor e achei aquela terra fantástica! Chovia a potes e eu tinha um vestido de alças: era magia! E o meu pai sentou-se numa cadeira a ver as estrelas, pôs-me ao colo e disse-me que olhava para as estrelas quando tinha saudades nossas (tal como o Mufasa disse ao Simba!!, no Rei Leão). O meu pai era mesmo o máximo!

Quando o meu pai veio para Portugal houve coisas que esmoreceram, claro! Ele começou a zangar-se, bateu algumas vezes mas continuou a ser o máximo. Sabia TUDO o que nós lhe perguntássemos, arranjava qualquer coisa e, às vezes, quando víamos televisão ele, mesmo de costas, percebia o que os senhores diziam, sem ler as legendas nem nada!! Fazia-nos tostas mistas ao pequeno almoço de domingo e levava-nos a passear a sítios fixes nos domingos de sol.

Quando poupei dinheiro para o meu rádio, foi ele que me levou a comprá-lo e me ajudou a escolher (ainda tenho esse rádio!). Ofereceu-me a minha primeira aparelhagem e deu-me dinheiro no Natal com o qual abri a minha primeira conta no banco.

E no dia do pai não me esqueço dele... Um feliz dia para ti, papá!

No comments: